Locomotiva 7202
GE C30-7A
A única das sete locomotivas C30-7A fabricadas pela GE Brasil para a Comercial Quintella para uso nas linhas da FEPASA existente hoje, inteiramente reformada em parceria com a Rumo Logística e preservada pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
BREVE HISTÓRICO
LOCOMOTIVAS GE C30-7A
A GE C30-7A nada mais é do que uma variante da antiga C30-7 com algumas atualizações. Externamente é similar ao modelo antigo, tendo como diferença mais significativa o arranjo das portas de acesso ao longo do corpo longo da locomotiva; são seis portas altas de cada lado (ao invés de oito como nas C30-7). A principal diferença entre o modelo atualizado e o antigo é a motorização: o antigo motor diesel FDL de 16 cilindros foi substituído por um de 12 capaz de produzir os mesmos 3.000 cavalos de com um consumo menor de combustível.
A ferrovia norte-americana Conrail foi a primeira e única daquele país a adquirir as C30-7A, sendo 50 unidades fabricadas entre maio e junho de 1984 e entregues no mesmo ano, não havendo encomendas posteriores.
BREVE HISTÓRICO
LOCOMOTIVAS GE C30-7A “BRASILEIRAS”
Somente em 1990 a Cutrale-Quintella veio a realizar um segundo pedido de locomotivas desse modelo, sendo essa a última compra de locomotivas C30-7A no mundo. Foram sete unidades ao todo, numeradas de 7201 a 7207 destinadas a tracionar tracionar trens de soja e laranja (farelo cítrico) para exportação, no trecho da estação Boa Vista (Campinas) à estação Perequê (baixada santista), com cerca de 250 km de extensão, sendo entregues para operação no dia 10 de janeiro de 1991. Eram operadas e mantidas pela FEPASA e quando do processo de desetatização da malha ferroviária, passaram a ser operadas e mantidas pela Ferroban, que se tornou Brasil Ferrovias, posteriormente incorporada pela ALL e finalmente Rumo.
Foram retiradas de operação em 2017, sendo devolvidas ao proprietário (Cutrale-Quintella) que veio a vendê-las, sendo todas as unidades adquiridas por uma empresa de reciclagem que chegou a desmontar seis das sete locomotivas, restando apenas a nº7202.
Após algum tempo, a 7202 foi oferecida para a ABPF pelo proprietário, onde o mesmo manifestou-se que caso não houvesse interesse da associação em adquiri-la, a mesma teria o mesmo destino das demais: desmanche para reaproveitamento dos materiais. Uma visita foi então agendada para se avaliar o estado atual da locomotiva e a partir daí iniciaram-se as negociações, onde os detalhes e valores foram acordados e a locomotiva então adquirida da empresa de reciclagem pela ABPF, evitando-se assim que a mesma tivesse o mesmo destino das demais.
Em parceria com a Rumo Logística, a locomotiva GE C30-7A nº 7202 da ABPF foi reformada em 2018 nas oficinas de Araraquara, sendo colocada em ordem de marcha, com revisão de toda a parte mecânica e elétrica bem como recebeu trabalho intenso de funilaria em toda a lataria para aplicação de nova pintura.
A 7202 foi a estrela do Natal nos Trilhos – Expresso Paulista em 2018 com sua pintura em homenagem a Cia. Paulista de Estradas de Ferro, toda iluminada para a ocasião.